Trail Rota dos Moinhos

Albergaria-a-Velha, terra de tradições de água, pão e moinhos, memórias que a história vai carregando, levou à criação da “Rota dos Moinhos” deste concelho. O moinho era um dos lugares centrais na vida de uma comunidade rural, onde as memórias de outrora continuam bem vivas nos rituais diários dos moleiros e no girar interminável das suas mós e rodízios. Embora existam engenhos em todo o concelho, é ao longo do rio Caima que temos as unidades de maior expressão e importância, uma vez que o caudal mais estável permitia uma laboração permanente. Contudo, também nos rios Fílveda e Jardim, nas ribeiras de Albergaria-a-Velha, Fontão, Frias e Mouquim e nas inúmeras corgas e valas de todas as freguesias, se encontram vestígios ou registos de mais de três centenas e meia de moinhos, indiciando a importância que a atividade moageira teve na região. Pelas centenas de moinhos existentes, a tradição de fabrico de pão em Albergaria-a-Velha é centenária e, ainda hoje, esta é uma área de grande expressão no concelho, uma vez que este se trata de um concelho onde não só a existe pão tradicional, mas cuja produção sempre esteve presente no quotidiano da sua população.

Neste contexto, o Trail Rota dos Moinhos vai ser organizado pelo Município de Albergaria-a-Velha, inserido na comemoração do Festival do Pão, no dia 12 de Junho, aproveitando o envolvimento que este festival já tem.

Todas as informações poderão ser encontradas no site com o endereço www.cm-albergaria.pt e www.facebook.com/desportoalbergaria.

PROGRAMA

O trail será realizado no dia 12 de junho de 2016 e e terá como ponto de partida a Quinta da Boa Vista/Torreão, em Albergaria-a-Velha. O programa inclui duas provas de caracter competitivo e uma caminhada:

Prova

Data

Hora Partida

Desnível acumulado positivo

Trail Longo - 30 Km

12 de junho

9h00

800m

Trail Curto - 18 Km

12 de junho

9h00

450m

Caminhada

12 de junho

9h00

250m

 Trail